Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Caderno do Centro de Línguas - Número Especial 2016

 

O tema deste número especial dos Cadernos do Centro de Línguas Plurilinguismo em contexto universitário incita à discussão do papel que as línguas-culturas desempenham hoje na formação não só de graduandos e pós-graduandos das mais diversificadas áreas do conhecimento, mas também de docentes, pesquisadores e funcionários, visto que, a partir de meados dos anos 80, as principais Instituições de Ensino Superior brasileiras passaram a desenvolver ações e estratégias para a internacionalização progressiva de seus polos de ensino, pesquisa, extensão e gestão a fim de participarem assertivamente de redes universitárias internacionais.
Analisando tanto a evolução das dinâmicas sócio-político-educacionais das línguas-culturas, atrelada ao significativo aumento da mobilidade internacional dos indivíduos nas últimas décadas, quanto as prioridades institucionais implicadas pelo referido processo de internacionalização, os trabalhos reunidos na obra Plurilinguismo em contexto universitário apresentam projetos, estratégias e modalidades de ação que, por um lado, discutem o processo de ensino-aprendizagem de Línguas-Culturas pelo viés das demandas específicas ao público universitário: letramento acadêmico tanto em Português, Língua Materna como em língua(s) estrangeira(s); uso de tecnologias digitais; ensino-aprendizagem à distância; exames de proficiência; oferta de cursos de Português Língua Estrangeira. Por outro lado, o que subjaz à leitura transversal do conjunto destas contribuições é um outro tipo de necessidade: a do respeito à pluralidade e à diversidade linguístico-cultural na formulação de políticas linguísticas universitárias.

                                                               ISSN 1415-3653 | 16 x 23 cm |  Outubro 2017 | 221p. | R$15,00